sábado, 2 de março de 2013

Diário de Bordo - Dia 1


Cabo da Roca - Montijo



Esta última semana tem sido uma loucura, a Telma esteve a trabalhar até Quarta-feira e tivemos que tratar de tudo à última da hora e vimos o dinheiro a voar numa velocidade brutal. 

Na quinta-feira estivemos a fazer uma simulação, enchemos as malas com quase tudo o que pretendemos levar e montámos tudo na Abília... ficámos em choque! Levar uma bicicleta para dois tem imensas vantagens, mas uma das desvantagens é ter que pôr a bagagem de dois num só transporte! Mesmo reduzindo ao máximo é inevitável encher a Abília. Hoje, estudaremos uma melhor forma de transportar tudo.

Na sexta-feira, não levamos toda a bagagem, não fazia sentido visto ainda virmos dormir a casa, mas para que nos habituássemos a conduzir a bicicleta com carga levamos os alforjes com casacos, água, ferramentas, ou seja, cerca de 20 kg de carga. 

Ás 9h. depois de colocar a Abília e mais três bicicletas na carrinha do pai do Helder que se ofereceu para nos acompanhar, arrancámos do Montijo, juntamente com alguma família e amigos, rumo ao Cabo da Roca. Apanhámos algum trânsito no caminho, o que nos atrasou um pouco a hora prevista de chegada para as 10.30h. Quando chegámos, já tinhamos à nossa espera a Susana e o Rui, um casal praticante de Trial, que nos quiseram apoiar e tirar umas fotos. Foram bastante simpáticos, deram-nos algumas dicas e disseram-nos algo que ainda nos deu mais força para concretizar a viagem com sucesso, depois de nos conhecerem e ao projecto estão a pensar correr o Mundo de bicicleta! É bom para nós, no meio de tantos “eu gostava mas não posso” ouvir alguns “nós também vamos/queremos fazer algo assim”. 

Apesar de não ser a despedida definitiva, houve alguma emoção no ar e, com a quantidade de fotos que tirámos, tivemos a sensação que estávamos no nosso casamento. Luvas e capacete postos, iniciámos viagem por volta das 11.30h.

Logo ao início apanhámos subidas um pouco acentuadas, tentámos fazê-las montados na Abília mas chegámos à conclusão que era tempo perdido. Com o peso da carga frontal, o volante começa a decidir as direcções sozinho, o que nos impossibilita de o contrariar, e a velocidade que atingimos não é muito maior do que a pé, portanto não justifica o esforço.

A primeira paragem foi em Cascais, encostámos as bicicletas e fomos almoçar com a família e amigos ao Mc’Donalds, não havia lugares na esplanada, tivemos que escolher uma mesa de onde as pudéssemos controlar. Depois parámos em Parede para tirar algumas fotos, voltámos a parar junto à Torre de Belém para o mesmo efeito e depois junto aos Pastéis de Belém para comermos os últimos este ano e bebermos um café. Souberam a ouro!

Chegámos ao Cais Sodré as 17:50h e tinhamos barco às 18h! Fantástico!  Encostámos a Abília a outra bicicleta e fomos nos sentar. Após chegarmos ao Montijo, encontrámos o dono da outra bicicleta que nos perguntou se íamos para longe, ficou espantado com a resposta e desejou-nos sorte!

Podem ver as fotografias do primeiro dia aqui

Hoje, estamos a descansar e tratar dos últimos pormenores, fisicamente estamos bem, o primeiro dia surpreendeu-nos pela positiva, correu tudo muito bem e por enquanto não sentimos dores fortes. Já psicologicamente, estamos um pouco saudosistas a despedirmo-nos de coisas básicas como ver televisão, comer à mesa, tomar banho quente... Olhamos para as coisas e imobilizamo-nos durante breves segundos, “Quando voltaremos a ver isto?”, pensamos. É uma sensação estranha, ambos  somos um pouco desligados e não nos custa sair de casa e andar por aí, não pensávamos que fossemos reflectir tanto sobre tudo. 

Já tivemos o último pequeno-almoço na cama, o último almoço no nosso fogão e na nossa cozinha, a última tarde de preguiça...

A televisão já não está no quarto, já tivemos que ligar a música no computador... e a nossa Minhoca (cobra) também já está no seu novo lar. 

Ainda virá o último jantar na avó da Telma, a última dormida e o último despertar na nossa cama...

E ainda falta o último “Até depois!”...

6 comentários:

  1. tudo a correr bem gosto muito de vocês!!!
    muitas saudades ......

    ResponderEliminar
  2. Força e garra!
    Cá estarei para acompanhar ao minuto toda a vossa aventura.

    ResponderEliminar
  3. Força aí!
    E, mesmo nas horas menos fáceis, nunca se esqueçam que o caminho é sempre para diante!

    Abraços e toda a sorte do mundo!
    Frederico Nunes

    ResponderEliminar
  4. Muito boa sorte! Seguirei atentamente a V/ aventura.

    ResponderEliminar
  5. Olá, sou o Alberto, ciclista de alforges, montanhista de mochila e caravanista de "roulotte" e muita estrada. O Cabo Norte é um sonho, desejo-vos boa sorte, força nas pernas e cá estarei para vos acompanhar!

    ResponderEliminar
  6. Força nessas pernas, porque na alma já vocês têm muita!

    Boa Aventura e tudo a correr pelo melhor!

    NBA

    ResponderEliminar