domingo, 10 de março de 2013

Diário de Bordo - Dia 7

Arraiolos - Estremoz

Sabem o que mais me tem irritado nesta viagem? O barulho irritante e alarmante do alarme do telemóvel do Tiago! Parece uma sirene de incêndio e toca tão cedo que me deixa logo nervosa de manhã!
Supostamente, devíamos sair de casa por volta das 10h, mas a chuva batia forte no telhado e as nossas cabeças pesavam nas almofadas. Feitos preguiçosos, ficámos na cama mais um pouco. Depois do pequeno-almoço, de guardarmos o abastecimento de comida que a Patrícia nos deu e de organizar e montar todas as malas, tirámos a fotografia de despedida com a Patrícia e, por volta das 12h, começámos a dar ao pedal. Foi difícil dizer "Até um dia!" à Patrícia, uma pessoa fantástica que em três dias nos conseguiu marcar e deu-nos vontade de comprar um atrelado e trazê-la connosco!
Sobre o pedalar... Que diferença brutal! Quase voámos até Estremoz! A velocidade máxima quase duplicou e havia subidas à mesma, os braços do Tiago também se queixaram muito menos! Ficámos mesmo contentes com esta mudança da Abília, não nos arrependemos nada do que tivemos que tirar.
A meio da viagem conseguimos ver algo que já quase que não nos lembrávamos que existia: o Sol! Não consigo passar para palavras, a sensação que é. depois de tantos dias a ver o céu cinzento e a chuva a cair, olhar para cima e ver o azul vivo, as nuvens brancas e o sol brilhante! E a junção disso com a paisagem magnifica que tivemos ao longo do caminho tornou o momento perfeito!
Em duas horas, vimos dezenas de coelhos a correr sem dó nem piedade pelo mato fora. Enquanto os seguia com os olhos, apercebia-me que, em 4 dias, ainda não tinha conseguido sentir a Natureza pura do Alentejo! O cheiro, o ar, as cores... E poder apreciar tudo isso pedalada a pedalada, muito lentamente, é... mágico!
Parámos em Vimieiro para almoçar e repousar, portanto chegámos a Estremoz por volta das 16.30h. Ou seja, demorámos 2.30h a pedalar 45 km! Muito melhor!
Chegámos aos Bombeiros e pedimos abrigo para dormir, aguardámos pelo Comandante e, mais uma vez, os Bombeiros não nos falharam! Temos um ginásio gigante por nossa conta e autorização para tomar um belo banho! Como, quando chegámos, o ginásio estava ocupado, fomos passear pela cidade e comprar algo para jantar.
Nenhum de nós conhecia Estremoz e ambos ficámos surpreendidos positivamente com esta cidade! Muito bonita e catita. Reparámos que existia vida e movimento pelas ruas, o centro é histórico e tradicional, com muito comércio e sem aquele aspecto de cidade fantasma como muitas que conhecemos. Visitámos também o castelo, renovado e com paisagens lindíssimas! Adorámos o pormenor de, conforme subíamos pelas ruazinhas do castelo, podermos ver dezenas de casinhas preservadas desde a altura!
Tirámos fotografias, brincámos, rimos, passeámos e fomos ao supermercado... estávamos estafados e era hora de recolher. De volta ao quartel, tomámos banhinho, jantámos e estamos agora a usar o computador de um dos bombeiros que o disponibilizou pois não conseguíamos aceder à Internet no nosso!
Daqui pouco estamos no mundo dos sonhos e amanhã esperamos estar em Badajoz!




Até já,
T&T

Sem comentários:

Enviar um comentário